Por Daniel Cunha em 07 de Outubro de 2024
Comunicado Oficial

Prezados Clientes,

Com base no Ofício Circular nº 20/2024/Dconf-Inmetro, gostaríamos de comunicar uma importante atualização a respeito das "armas com projetos em gel" no mercado brasileiro.

De acordo com o Decreto nº 11.615/2023, artigo 14, bem como o item 8 e o item 47 do Anexo V da Portaria Inmetro nº 302/2021, o Inmetro deliberou que as "armas com projetos em gel" não são definidas como brinquedos e , portanto, os certificados de conformidades emitidas anteriormente para esses produtos, que fazem referência à Portaria 302/2021, são considerados indevidos.

Diante dessa decisão, as seguintes ações serão tomadas:

  1. Cancelamento de Certificados: Todos os certificados para produtos emitidos "armas com projetos em gel" serão cancelados imediatamente, conforme solicitado pelo Inmetro. Os fabricantes e importadores serão informados por meio de uma carta de inativação.

  2. Solicitação de Inativação de Registros: Os fabricantes e importadores deverão solicitar ao Inmetro a inativação dos registros fornecidos anteriormente, garantindo a exclusão desses produtos das famílias já registradas.

  3. Retirada dos Produtos do Mercado: Informamos que o prazo final para a retirada do mercado dos produtos com o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro é 31 de outubro de 2024. Após esses dados, os produtos que ainda estiverem em circulação serão em desacordo com a legislação vigente.

  4. Fiscalização a partir de 01 de novembro de 2024: O Inmetro realizará operações especiais de fiscalização a partir de 01 de novembro de 2024, garantindo que esses produtos não sejam comercializados com o Selo de Identificação da Conformidade. A fiscalização poderá resultar na apreensão dos produtos e em decisões legais para os infratores.

Reiteramos nosso compromisso de garantir a conformidade dos produtos de nossos clientes com as normas aplicáveis ​​e permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!